Sousa/PB -
Unidade Hospitalar

Hospital de Catolé do Rocha realiza 57 cirurgias e mais de 380 atendimentos no plantão do fim de semana

O hospital também realizou laqueaduras, laparotomias (abertura na parede do abdômen para acessar e examinar os órgãos internos), apendicectomias e duas cirurgias ortopédicas para correção de fraturas de mão e punho.

Por Redação do Reporterpb

27/10/2025 às 18:50

Ads 970x250
Imagem Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha

Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, que integra a rede estadual de saúde, realizou 57 procedimentos cirúrgicos e atendeu 386 pessoas entre consultas ambulatoriais e de urgência e emergência durante o plantão do último fim de semana, de sexta-feira (24) a domingo (26).
 
Das 57 cirurgias eletivas, 45 foram realizadas pelo Programa Opera Paraíba, três foram partos cesarianos e nove programadas pelo próprio hospital. As cirurgias ocorreram entre sexta e sábado, com procedimentos de histerectomia (remoção do útero), hernioplastia (retirada de hérnias) e colecistectomia (retirada da vesícula biliar). O hospital também realizou laqueaduras, laparotomias (abertura na parede do abdômen para acessar e examinar os órgãos internos), apendicectomias e duas cirurgias ortopédicas para correção de fraturas de mão e punho.
 
No período, o hospital contabilizou 140 atendimentos na sexta, 112 no sábado e 134 no domingo, além de 32 internações motivadas principalmente por abdome perfurativo, broncopneumonia, crise hipertensiva, dor torácica, lesão renal aguda e neoplasia pleural, além dos pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos e cesarianas.
 
Durante o plantão foram realizados 369 exames laboratoriais, 87 de raio-X e 75 tomografias. As principais causas de atendimento foram queixas de dores (47 casos), aplicação de medicação própria (31), amigdalite (26), cefaleia (20), lombalgia (17) e inflamação (14). O hospital também registrou 12 vítimas de sinistros de trânsito com moto, oito atendimentos por crise de ansiedade e dois casos de agressão física. Ao todo, foram feitas ainda 19 avaliações ortopédicas e duas análises de exames. 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.