Sousa/PB -
congresso nacional

Câmara adota cautela antes de avançar sobre investigação do Banco Master

Entre os pedidos em debate está a proposta de uma CPMI para investigar o Banco Master, cuja liquidação foi determinada pelo Banco Central após suspeitas de irregularidades

Da Redação Repórter PB

04/02/2026 às 11:21

Ads 970x250
Imagem Hugo Motta, presidente da Câmara Federal

Hugo Motta, presidente da Câmara Federal ‧ Foto: José Cruz/Agência Brasil

Tamanho da Fonte

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou nesta terça feira (3) que eventuais novas CPIs só serão analisadas após o avanço dos pedidos já protocolados no Congresso, respeitando a ordem de apresentação.

Segundo o parlamentar, há dezenas de requerimentos acumulados desde o ano passado e o regimento interno permite a instalação simultânea de apenas cinco comissões de inquérito. A presidência da Casa, conforme destacou, discutirá o tema dentro desse limite legal.

Entre os pedidos em debate está a proposta de uma CPMI para investigar o Banco Master, cuja liquidação foi determinada pelo Banco Central após suspeitas de irregularidades. O caso passou a ganhar repercussão política depois da divulgação de um contrato de honorários milionários ligado ao controlador da instituição.

O documento foi localizado no celular do empresário Daniel Vorcaro, apreendido durante a Operação Compliance Zero, conduzida pela Polícia Federal no mesmo período da intervenção no banco. A situação vem sendo utilizada por grupos de oposição como argumento para aprofundar investigações no Legislativo.

Apesar da pressão política, a presidência da Câmara sinaliza que qualquer nova CPI dependerá da liberação das vagas existentes e da tramitação regular dos pedidos mais antigos.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.