Sousa/PB -
Inquérito

STF autoriza investigação contra Bolsonaro e aliados por irregularidades na pandemia

A decisão tem como base o relatório final da CPI da Covid, concluído em 2021.

Da Redação Repórter PB

18/09/2025 às 14:45

Ads 970x250
Imagem Ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF) ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito para apurar possíveis crimes cometidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e 23 aliados durante a pandemia de Covid-19. A decisão tem como base o relatório final da CPI da Covid, concluído em 2021.

Entre os investigados estão os filhos do ex-presidente — senador Flávio Bolsonaro, deputado Eduardo Bolsonaro e vereador Carlos Bolsonaro —, além das deputadas Carla Zambelli e Bia Kicis, e ex-ministros como Onyx Lorenzoni, Ernesto Araújo e Ricardo Barros.

O despacho estabelece prazo de 60 dias para que a Polícia Federal realize diligências, incluindo depoimentos dos citados. As suspeitas envolvem incitação a medidas contrárias ao enfrentamento da pandemia e possíveis crimes contra a administração pública, como fraudes em licitações, desvio de recursos e contratos irregulares.

O relatório da CPI recomendou o indiciamento de Bolsonaro por nove crimes, além de atribuir responsabilidades a outras 65 pessoas. À época, o então presidente rejeitou as acusações, chamando-as de “absurdas”

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.