03/08/2025 às 08:05
Neste domingo (3), aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizam manifestações em 62 cidades do país, defendendo a anistia ao ex-chefe do Executivo e pedindo o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As mobilizações foram articuladas por lideranças bolsonaristas, incluindo o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), e têm alcance nacional, com atos programados em todas as regiões.
Bolsonaro é réu no STF em um processo que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. A anistia defendida pelos aliados visa livrar o ex-presidente de uma eventual condenação, além de beneficiar outros acusados no mesmo caso e os envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
Mesmo com o apoio popular, Bolsonaro não participará das manifestações por estar submetido a medidas cautelares determinadas por Moraes, como o uso de tornozeleira eletrônica e restrição de circulação aos finais de semana.
As mobilizações também surgem no contexto das recentes sanções impostas pelos Estados Unidos a Moraes, sob acusações de violação de direitos fundamentais. Além disso, os atos destacam a pauta da “defesa da liberdade”, com os organizadores utilizando frases como “Reage Brasil” para convocar os apoiadores.
Diferente de protestos anteriores, quando as manifestações se concentraram em uma única capital, desta vez os atos foram distribuídos em várias cidades simultaneamente.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera