Sousa/PB -
Brasília

Gilmar Mendes anula condenações de José Dirceu na Lava Jato

Com essa extensão, todas as decisões de Moro contra Dirceu na Operação Lava Jato foram anuladas

Da Redação Repórter PB

29/10/2024 às 08:53

Imagem José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil

José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil ‧ Foto: Agência Senado

Tamanho da Fonte

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, estendeu ao ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT), os efeitos da decisão que declarou o ex-juiz Sergio Moro suspeito para atuar em processos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida permite que Dirceu recupere seus direitos políticos e deixa de enquadrá-lo como “ficha-suja”.

Com essa extensão, todas as decisões de Moro contra Dirceu na Operação Lava Jato foram anuladas, incluindo as condenações que o ex-ministro recebeu por corrupção passiva, recebimento de vantagem indevida e lavagem de dinheiro. Em 2016, Dirceu havia sido condenado a 23 anos de prisão por Moro, seguido de uma segunda sentença em 2017, que adicionou mais 11 anos e três meses de prisão.

A defesa de Dirceu havia solicitado ao STF que a decisão sobre a parcialidade de Moro nos casos de Lula também fosse aplicada aos processos da Lava Jato envolvendo o ex-ministro. O processo corre sob sigilo judicial. Em maio deste ano, a Segunda Turma do STF já havia concedido um habeas corpus para extinguir a punibilidade de Dirceu em uma das condenações, referente à pena de 11 anos e três meses.

Outro processo envolvendo o ex-ministro se referia ao suposto recebimento de propinas da empreiteira Engevix, no contexto do esquema de corrupção da Petrobras. Em 2022, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) chegou a determinar uma pena de 27 anos de prisão para Dirceu, mas sua defesa recorreu da decisão, aguardando nova análise.

Agora, com a decisão de Gilmar Mendes, a anulação das sentenças de Moro torna o processo em trâmite no STJ praticamente sem efeito.

Fonte: hora brasília

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.