Sousa/PB -

Extras

Nova lei estimula igualdade salarial para atletas de futebol feminino

Rádio Agência

28/09/2026 às 16:27

Tamanho da Fonte

Uma nova lei vai incentivar a profissionalização do futebol feminino. O texto foi sancionado, nesta segunda-feira (28), a menos de um ano para início da Copa do Mundo de futebol feminino no Brasil.

O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional no início de setembro. Ele exige um plano de legado social, esportivo e financeiro da copa e a promoção de condições para profissionalizar totalmente a modalidade.

Por exemplo, a inscrição de atletas amadoras na primeira divisão nacional vai ser limitado a quatro por equipe, depois será reduzido gradualmente até que participem somente atletas profissionais.

Durante a sanção da lei, o presidente Lula defendeu a proibição das bets no Brasil e afirmou que o futebol não será prejudicado pela medida. Segundo ele, as bets representam cerca de 7% da arrecadação dos clubes.

"A bet estava levando o povo brasileiro a se endividar como jamais foi visto na história desse país, através de uma doença chamada ludopatia. As pessoas até acham que não tem cura. Eu conheci pessoas, sabe, que teve filho que se matou, conheci pessoa que tentou se matar, conheci pessoa que vendeu coisas do pai, da mãe, conheci gente que roubava as coisas dentro de casa para poder jogar, sabe? Então é uma máquina de matar o povo pobre."

A Lei do Futebol Feminino determina estímulo à igualdade salarial e à participação de mulheres na gestão e na arbitragem. A legislação também estabelece medidas para combater discriminação, intolerância e  violência contra mulheres no esporte.
 

1:28

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera