
13/02/2026 às 08:14
Quem disse que Carnaval só se celebra em blocos, desfiles e festas? Muitas pessoas, inclusive jovens, aproveitam o período da festa para descanso e optam por se reconectar com o próprio espírito em retiros religiosos.

Esse é o caso da estudante Adriane Lourenço, que vai participar da Confraternização de Mocidades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro. Em sua edição número 46, o retiro tem este ano o tema: "A fé move, a ação cristã abraça e transforma".
A ideia é promover os valores do espiritismo através de palestras, gincanas e outras atividades culturais para jovens com idades entre 11 e 20 anos. Para Adriane, é uma oportunidade de viver na pele seus aprendizados:
"Uma coisa que faz a gente optar para ir nesse retiro, ao invés de ir para blocos e só aproveitar o Carnaval, é uma conexão que a gente sente com a espiritualidade, com a nossa religião."
Ao todo são 22 polos localizados no estado. E, de acordo com a coordenadora Aline Videira, o evento ocorre no Carnaval porque, na sua avaliação, a agitação característica do período acaba trazendo vibrações negativas:
"Não que o Carnaval em si seja uma coisa ruim, mas as pessoas escolhem, em grande quantidade, ter experiências ruins com o uso de drogas, o abuso do álcool... e a gente estaria ali como um apoio, do ponto de vista espiritual, a essas vibrações."
No caso da Igreja Adventista do Sétimo Dia, os retiros funcionam em acampamentos dedicados a estudos bíblicos e exercícios recreativos direcionados à fé cristã. Para o engenheiro civil Carlos André, optar pelo retiro ao invés da folia é uma chance de melhorar enquanto ser humano:
"O meu desejo é passar esse tempo, que tem um significado tão forte lá fora, para que ele possa ter um significado forte também na minha vida espiritual, no meu crescimento como cristão. E é uma oportunidade que nós temos de passar mais tempo com Deus, em conexão com a natureza, com os amigos, com a família."
Também igrejas evangélicas estão programando retiros para o Carnaval e vão abrir as portas de templos, colégios e outros locais para encontros. O pastor Alexandre Freitas comenta que estes momentos marcam vidas:
"Nesse local, os jovens estarão ali, todos eles de alguma forma se confraternizando e fazendo com que o Carnaval seja uma data muito especial para todos eles. De momentos especiais ao ar livre em que puderam passar com seus amigos e irmãos. As famílias todas saem fortalecidas."
Seja qual for a escolha, a ideia dos retiros é promover experiências fraternas de respeito e igualdade, garantindo principalmente aos jovens experiências únicas de conexão com o mundo, além da possibilidade de fazer novas amizades pelo caminho.
*Sob supervisão de Vitória Elizabeth
2:39Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera