Sousa/PB -

Extras

Vacina BCG atinge cobertura de 94% entre recém-nascidos no Rio

Rádio Agência

10/02/2026 às 17:14

Tamanho da Fonte

A vacina BCG, que previne contra a tuberculose, atingiu cobertura de 94% entre recém-nascidos no estado do Rio de Janeiro, acima da meta do Ministério da Saúde, que é de 90%. O resultado reflete uma mudança em relação ao baixo índice de adesão a maior parte das vacinas nos últimos dez anos, observado não apenas no estado, mas em todo o país. No Rio de Janeiro, os índices de vacinação vinham em queda desde 2016 e foram ainda mais impactados durante a pandemia da covid-19, em 2020 e 2021.

O subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sergio Ribeiro, explica o resultado e alerta para a necessidade de outros avanços:

“A gente, desde 2023, tem observado, com a intensificação das campanhas, uma melhora das coberturas. Importante frisar que a gente ainda tem desafios com outras vacinas, e é muito importante que a população, os responsáveis, pais, avós, tios, que são responsáveis pelas crianças, levem essas crianças para vacinar, para observar se a caderneta está em dia, para que a gente possa vencer algumas doenças que são imunopreveníveis.”

A médica pediatra Ana Carolina Viegas destaca que a vacina BCG é fundamental, porque protege contra as formas mais graves da tuberculose na infância, uma ocorrência muito frequente nas UTIs:

“Na prática da UTI, infelizmente, o que eu vejo são crianças que chegam tardiamente, já com complicações graves ou sequelas, principalmente quando a doença evolui para formas disseminadas ou neurológicas. Ultrapassar a meta de cobertura da BCG significa reduzir justamente esses casos mais graves.”

A médica cita ainda algumas estratégias importantes para o aumento da cobertura vacinal:

“Para ampliar ainda mais a cobertura vacinal, é fundamental facilitar o acesso das famílias às vacinas, com horários ampliados, vacinação fora das unidades de saúde e integração direta com maternidades, para garantir a BCG ainda no período neonatal.”

Cobertura vacinal aumenta no Rio

Embora muitas vacinas ainda não tenham alcançado a meta, as coberturas vacinais no estado do Rio vêm aumentando. A vacina da hepatite B para recém-nascidos, por exemplo, passou de 84% para 89%. Já a tríplice viral, para crianças de 1 ano, passou de 77% para 91% nos últimos dois anos.

Entre as principais vacinas para bebês de até seis meses estão: pentavalente, pneumocócica, rotavírus, meningocócica e difteria.

2:32

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera