Sousa/PB -
Segurança

SES reforça assistência à saúde durante a Operação Verão 2026 no litoral paraibano

A ação reforça a capacidade de resposta do Estado durante o período de maior fluxo de pessoas, garantindo mais segurança, agilidade e cuidado à população.

Por Redação do Reporterpb

10/02/2026 às 19:24

Ads 970x250
Imagem Secretaria de Estadoa da Saúde

Secretaria de Estadoa da Saúde ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) integra a Operação Verão 2026 com uma ampla estrutura de assistência à saúde voltada ao atendimento de turistas e da população local nas principais praias do litoral paraibano. A ação reforça a capacidade de resposta do Estado durante o período de maior fluxo de pessoas, garantindo mais segurança, agilidade e cuidado à população.

Durante todo o período da operação, a SES disponibiliza equipes de saúde em quatro bases fixas, localizadas em Cabo Branco, Jacumã, Lucena e Cabedelo (Camboinha). Nos dias úteis, duas bases permanecem em funcionamento — Cabo Branco e Jacumã. Já aos finais de semana, feriados e períodos de maior movimentação, as quatro bases funcionam simultaneamente, ampliando a cobertura assistencial em pontos estratégicos do litoral.

Para assegurar essa estrutura, o Governo da Paraíba, por meio da SES, realizou um investimento superior a R$ 300 mil, garantindo equipes qualificadas, ambulâncias e suporte de UTI móvel, além da integração com outros órgãos estaduais.

De acordo com o diretor-geral do Complexo Regulador Estadual, Lucas Rocha, a atuação da Secretaria vai além dos atendimentos relacionados ao mar e envolve uma resposta completa às urgências registradas na região litorânea.

“A SES participa da Operação Verão disponibilizando equipes de saúde, ambulâncias e equipamentos, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Segurança e Defesa Social. Durante a semana, atuamos em duas bases, e nos finais de semana e feriados ampliamos para quatro, com equipes formadas por médico, enfermeiro e bombeiro militar, além de UTI móvel. Atendemos desde afogamentos até acidentes de trânsito, quedas, traumas e casos clínicos graves, como infarto, garantindo o encaminhamento adequado de cada paciente dentro da rede estadual”, destacou.

Até o momento, mais de 50 ocorrências já foram atendidas pelas equipes de saúde durante a operação. Entre as principais demandas estão traumas diversos, afogamentos, quedas, acidentes de trânsito e casos de infarto agudo do miocárdio. As ambulâncias atuam a partir das bases fixas, sendo acionadas conforme a ocorrência, com apoio do helicóptero Acauã em situações que exigem deslocamento rápido ou acesso a áreas mais afastadas.

Os pacientes são regulados de acordo com o perfil clínico, com encaminhamento prioritário para o Hospital de Trauma de João Pessoa, além de outras unidades da rede estadual, como o Hospital Arlinda Marques, Hospital do Servidor Edson Ramalho, hospitais clínicos ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), conforme a complexidade de cada caso.

As bases funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 17h30, acompanhando o horário de atuação do Corpo de Bombeiros. Esta é a segunda edição da parceria da SES na Operação Verão, após os resultados positivos alcançados no ano anterior, quando mais de 80 ocorrências foram atendidas, com impacto direto na preservação de vidas.

A atuação integrada da SES reafirma o compromisso do Governo da Paraíba com a prevenção, a organização da rede de urgência e emergência e o cuidado com a saúde da população, especialmente em períodos de grande circulação no litoral paraibano.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.