Sousa/PB -

Extras

Chuvas mantêm alerta e provocam impactos no Rio de Janeiro

Rádio Agência

10/02/2026 às 14:37

Tamanho da Fonte

A Zona de Convergência do Atlântico Sul continua influenciando o tempo no Rio de Janeiro, deixando o céu predominantemente nublado e com chuva volumosa em todo o estado.

Segundo o Sistema Alerta Rio, o tempo permanece instável na capital fluminense ao longo desta terça-feira, com céu nublado a encoberto e previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento do dia.

Na noite anterior, um temporal causou alagamentos na cidade e elevou o nível de alerta da prefeitura para o estágio 3, em uma escala que vai até 5.

Já no início da madrugada desta terça, a situação foi rebaixada para o estágio 2. Apesar disso, ainda há ocorrências significativas que afetam a rotina dos moradores, explica o prefeito Eduardo Paes.

"Tivemos muitos problemas na zona norte, principalmente, da cidade. O problema ali de novo na bacia do Iacari. A Manguinhos também deu muito problema. Então, os órgãos da prefeitura estão todos trabalhando aí, vão ter muito trabalho hoje de limpeza em algumas áreas. Só lembrar, né? A previsão de hoje é mais chuva. Então, todo mundo atento."

De acordo com a Defesa Civil do Estado, permanecem as condições de risco alto de deslizamento para Barra Mansa e para a cidade do Rio; além de risco moderado para alguns municípios das regiões da Baixada Fluminense, Baixada Litorânea, Costa Verde, Metropolitana, Noroeste, Serrana e Sul. 

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a Defesa Civil enviou alerta de alto risco de deslizamentos devido aos acumulados de chuvas.

Diante de condições climáticas extremas e de temporais que afetam o estado, a Marinha acionou pela primeira vez a Força de Resposta Imediata a Desastres Ambientais, do Corpo de Fuzileiros Navais.  A operação foi empregada nos municípios de Cantagalo e Porciúncula oferecendo apoio humanitário, com ênfase na retirada de detritos e recomposição das vias públicas, restabelecimento de acessos e suporte direto às comunidades isoladas.

Em Cantagalo, município histórico da Região Serrana, foi decretada Situação de Emergência, em razão dos danos causados pelas fortes chuvas, especialmente nos distritos de Euclidelândia e Boa Sorte. Devido à situação, a prefeitura transferiu o Carnaval, na cidade, para o mês de abril.

3:12

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera