
09/02/2026 às 11:51
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que um adulto deve consumir cerca de dois e meio de água por dia, embora essa quantidade possa variar de acordo com o peso corporal de cada indivíduo. Nos festejos de Carnaval, a junção de calor intenso com a folia em grupo gera uma rápida perda de líquido e, para aproveitar este momento com responsabilidade, é fundamental manter-se hidratado e alimentado. A Secretaria de Estado de Saúde do Pará faz um alerta para os foliões.

Eles devem consumir alimentos naturais, evitar frituras e ingerir bastante líquido. As refeições ricas em carboidratos complexos, proteínas magras e gorduras de boa qualidade ajudam a manter a disposição. A nutricionista Bianca Maucher explica uma das consequências de não se alimentar bem nestas festividades.
Se a pessoa não tiver as reservas de glicogênio muscular, que é uma das nossas fontes de energia, é, vai estar lá aproveitando o carnaval e pode ter uma hipoglicemia, né? Se a alimentação não estiver de forma equilibrada, de forma regular, ela não vai estar com as reservas energéticas adequadas.
Médico cardiologista destaca que muitas pessoas não se hidratam no Carnaval por medo de precisarem ir ao banheiro.
Ele chega 1 hora da tarde lá e fica até as 5 da manhã, como ele falou aqui. Esse pessoal samba, corre, aquela energia. Então, a hidratação é o ponto que tem que considerar. A segunda coisa que eu acho é que às vezes, para ficar acordado esse tempo todo, as pessoas podem abusar de energético, sim, de cafeína. Isso excita o coração.
Uma hidratação adequada faz com que o corpo não retenha sódio e não fique inchado. Quando se trata de indivíduos que têm enfermidades pré-existentes como diabetes, problemas cardíacos, doenças renais e respiratórias crônicas, além de distúrbios metabólicos e doenças neurológicas, esses precisam ter muito mais atenção em dias quentes, porque a falta de água pode afetar drasticamente o bem-estar físico e mental.
2:02Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera