
04/02/2026 às 21:50
Durante a primeira sessão de julgamento do plenário do Supremo Tribunal Federal, nesta quarta-feira, o ministro Alexandre de Moraes defendeu a atuação dos ministros da Corte.

Ele e Dias Toffoli vêm sendo criticados em relação à condução do processo que apura fraudes do Banco Master. Moraes nega ter atuado a favor do banco, enquanto Toffoli, relator da ação, é questionado por suas decisões.
O ministro Alexandre de Moraes repudiou o que chamou de “ataques ao judiciário”. Ele ressaltou ainda que os juízes já estão impedidos de julgar processos que envolvam parentes.
Moraes é alvo de críticas porque o escritório da esposa dele, Viviane Barci de Moraes, teria contrato de serviços com o Master. Mas o ministro nega que o escritório tenha atuado no processo de venda de ativos para o BRB.
Alexandre de Moraes deu as declarações durante julgamento que discute a manutenção das regras do Conselho Nacional de Justiça que restringem o uso das redes socais por magistrados.
O ministro defendeu também, na ocasião, que juízes possam receber por palestras e ter ações em empresas, conforme garante a legislação, não podendo atuar apenas como sócios-dirigentes.
Moraes ainda destacou que a legislação prevê restrições amplas a magistrados, exemplificando a quarentena de três anos para exercício da advocacia após aposentadoria ou exoneração do cargo.
2:08Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera