
04/02/2026 às 21:32
Os casos de sarampo cresceram 32 vezes nas Américas entre 2024 e 2025.A situação fez a OPAS, a Organização Pan-Americana da Saúde, emitir alerta para a doença na região.

Em 2025, foram quase 15 mil casos no continente, contra apenas 466 no ano anterior. Em janeiro deste ano, já são mais de mil registros: número 45 vezes maior em relação ao mesmo período do ano passado.
O principal motivo do avanço é a baixa cobertura vacinal: a maioria das pessoas infectadas não tomou a vacina ou não tem histórico de imunização.
A concentração maior está na América do Norte. México, Canadá e Estados Unidos respondem por mais de 90% dos casos recentes.
Diante desse cenário, a Organização Pan-Americana da Saúde, braço regional da Organização Mundial da Saúde, cobra ação imediata dos países.
No Brasil, foram 38 casos em 2025, quase todos em pessoas não vacinadas. Mesmo assim, o país mantém o status de área livre de transmissão, com casos importados ou ligados a viagens. Não há registros confirmados em 2026.
A orientação para evitar a doença é clara: vacinação. O imunizante está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e é a principal forma de prevenção.
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa. Os sintomas incluem febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas que começam no rosto e se espalham pelo corpo.
Em casos graves, pode causar pneumonia, inflamação no cérebro e até levar à morte.
1:55Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera