
28/01/2026 às 21:12
O Copom, Comitê de Política Monetária, do Banco Central, manteve a taxa de juros da economia, a Selic, em 15% ao ano. A decisão foi unânime e anunciada nesta quarta-feira (28).

No comunicado, o Copom confirmou que deve começar a reduzir os juros na reunião de março, caso a inflação se mantenha sob controle e não haja surpresas no cenário econômico. Em relação ao cenário doméstico, a nota diz que os indicadores da economia seguem como o esperado: o crescimento do país está moderado e o mercado de trabalho, resiliente.
Segundo o Copom, a última divulgação do PIB, Produto Interno Bruto, mostrou uma redução no crescimento do consumo das famílias, que vinha em ritmo forte, em função dos ganhos reais de renda. De acordo com o comitê, a redução da demanda de consumo das famílias é um elemento essencial para o reequilíbrio entre oferta e demanda e para a convergência da inflação à meta.
Quanto a inflação, os dados mais recentes mostram os preços apresentando alguma redução, mas acima da meta. A expectativa de inflação para 2026 apurada pelo Boletim Focus permanece além dos 4,2%.
Nesta quarta-feira, também ocorreu a definição de taxa de juros nos Estados Unidos. O Federal Reserve, o Banco Central norte-americano, manteve a taxa referencial do país entre 3,5% e 3,75%.
1:47Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera