
27/01/2026 às 12:48
O Ministério da Educação acaba de lançar o edital para apoiar iniciativas de todo o Brasil que atuam na preparação de estudantes para o acesso ao Ensino Superior. São entidades de ensino vinculadas à Rede Nacional de Cursinhos Populares, destinadas a garantir suporte técnico e financeiro do governo federal para a preparação de estudantes socialmente desfavorecidos que buscam ingressar na educação superior, especialmente por meio do Exame Nacional do Ensino Médio.

Este ano, 514 cursinhos populares serão contemplados com o apoio. Desses, 384 já receberam apoio técnico e financeiro e continuarão a participar do programa, enquanto outros 130 serão selecionados por meio deste novo edital.
As inscrições podem ser feitas de 28 de janeiro a 27 de fevereiro pelo site gov.br/mec. Basta acessar o banner CPOP.
Para os novos cursinhos, é necessária a apresentação de toda a documentação exigida em edital. Já as entidades de ensino que integram a Rede poderão solicitar a prorrogação do apoio, desde que apresentem relatório final de atividades e tenham a prestação de contas aprovada.
As propostas apresentadas devem atender, prioritariamente, estudantes de escolas públicas, negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e com renda familiar por pessoa de até um salário-mínimo.
Cada cursinho selecionado poderá receber até R$ 208 mil. O valor contempla, entre outras ações, o auxílio permanência de R$ 200 mensais para estudantes; o apoio financeiro para educadores, coordenadores e profissionais de apoio técnico-pedagógico e psicossocial; além da aquisição de recursos materiais para as atividades administrativas. O auxílio permanência será pago por até oito meses e poderá atender de 20 a 40 estudantes por cursinho contemplado.
2:07Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera