
24/01/2026 às 16:06
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para chuvas intensas que atingem áreas do Sudeste neste fim de semana e seguem até a próxima segunda-feira.

São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais podem ter chuva forte acompanhada de ventos de até 100 quilômetros por hora.
Em regiões como Campinas, Vale do Paraíba, Grande São Paulo e a Região Metropolitana do Rio há risco de alagamentos, queda de árvores e falta de energia.
O alerta vale também para estados do Norte e do Centro-Oeste. Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia e Roraima podem registrar chuva intensa.
No Distrito Federal e em grande parte de Minas Gerais, o aviso é de acumulado de chuva com risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas, principalmente em áreas vulneráveis.
Nessas situações, a Defesa Civil orienta a população a evitar áreas alagadas, não atravessar ruas inundadas e não se abrigar debaixo de árvores durante tempestades. Também é importante ficar atento a encostas e margens de rios.
Na segunda-feira, dia 26, o alerta continua. O aviso de chuvas intensas com perigo potencial atinge estados do Norte, Nordeste e Sudeste.
Já no Mato Grosso do Sul e em áreas do Nordeste, como Ceará, Bahia e Pernambuco, o alerta é de baixa umidade. Os índices podem ficar entre 20 e 30 por cento.
Nessas regiões, a recomendação é beber bastante água, evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia e umidificar os ambientes, sempre que possível.
1:43Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera