
24/01/2026 às 16:02
Os Ministérios do Esporte (MEsp) e das Mulheres (MMulheres) promovem, neste domingo, 25, uma ação de enfrentamento à violência contra a mulher durante o jogo entre Flamengo e Fluminense, válido pelo Campeonato Carioca de 2026. A partida começa às 18 horas, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

A proposta é aproveitar o alcance do futebol, transmitido por rádio, TV e internet, para incentivar a denúncia de casos de violência por meio do Ligue 180.
A ação inclui mensagens no estádio e mobilização nas redes digitais, reunindo clubes, atletas, torcedores e instituições na conscientização contra a violência e o assédio. A campanha também reforça que os estádios devem ser espaços seguros para o público feminino.
Além do serviço Ligue 180, que completou 20 anos em novembro passado, outro canal que funciona 24 h e oferece apoio de forma sigilosa é o WhatsApp (61) 9610-0180. Nele é possível falar com atendentes para denúncias, obter informações sobre a Lei Maria da Penha e acessar serviços especializados.
Além desta ação do domingo, desde o ano passado, o Maracanã adota o protocolo “Não é não, respeite a decisão”, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa inclui capacitação da equipe de segurança, atendimento adequado às vítimas e sinalização com orientações e canais de ajuda em banheiros e áreas de circulação.
De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), uma em cada três mulheres no país viveu alguma situação de violência em 2024.
1:49Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera