
19/01/2026 às 15:45
O Carnaval está entre os maiores motores de geração de trabalho temporário do país. Só os setores de comércio, turismo e serviços abrem centenas de milhares de vagas sazonais todos os anos, impulsionando bares, hotéis, eventos, blocos e o comércio informal, especialmente nas grandes capitais.

A psicóloga e especialista em Gestão de Recursos Humanos, Mentora de Carreira e Desenvolvimento Humano, Viviane Peba fala da importância do trabalho temporário.
“Períodos como o carnaval acabam sendo de grande movimento no mercado de trabalho, movimenta a economia, garante que os serviços funcionem, criam oportunidades reais de renda e de experiência profissional também”.
Viviane Peba argumenta que o trabalho temporário pode ser uma boa estratégia tanto para ter uma primeira experiência quanto para uma recolocação profissional.
“Toda oportunidade no mercado de trabalho tem pontos positivos e negativos. Do lado positivo a vaga temporária oferece entrada rápida no mercado de trabalho, tem flexibilidade, pode significar uma renda extra e também pode ser uma forma de voltar ao mercado depois de um tempo longo”.
A especialista em Gestão de Recursos Humanos lembra que é necessária uma gestão mais humana nessas contratações temporárias
“Do lado negativo, ainda vemos contratos pouco claros, jornadas extensas, falta de escala e ausência de garantias básicas, o que acaba gerando insegurança pro trabalhador e risco para a empresa na parte legal”.
Só na cidade de São Paulo, a Prefeitura está contratando mais de mil fiscais de atividades urbanas para trabalhar durante a festa.
Os selecionados irão trabalhar na fiscalização do comércio ambulante da cidade de São Paulo, com período de trabalho dos dias 02 a 18 de fevereiro. A diária é de R$ 120, mais R$ 30 de alimentação e vale transporte ida e volta. O pagamento será feito via Pix.
Não é necessário experiência prévia, apenas ter completado o ensino fundamental e possuir aparelho celular.
3:00Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera