
19/01/2026 às 16:20
Uma audiência pública promovida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) nesta segunda-feira (19) revelou o balanço das ações de combate à poluição no Açude Velho, em Campina Grande.
Até o momento, 66 imóveis foram fiscalizados, resultando em nove notificações e multas para residências e comércios que despejavam esgoto de forma irregular no manancial.
Além dos estabelecimentos privados, a Prefeitura de Campina Grande confirmou que autuou e multou a Cagepa pelo descarte indevido de dejetos.
Para tentar conter o desastre ambiental, que recentemente provocou a morte de peixes, a gestão municipal iniciou a instalação de aeradores para aumentar a oxigenação da água e realizou a limpeza emergencial das margens.
O encontro definiu que as investigações continuam e que os responsáveis seguem sujeitos a novas sanções pelos danos ambientais causados.
Uma nova reunião foi agendada para esta terça-feira, dia 20 de fevereiro, quando o MPPB, a Prefeitura e órgãos ambientais avaliarão a eficácia das medidas adotadas e buscarão soluções definitivas para a recuperação hídrica do principal cartão-postal da cidade.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera