
08/01/2026 às 08:51
Brasília tem um esquema especial de segurança nesta quinta-feira (8/1) para os eventos em prol da democracia que lembram os atos de 8 de janeiro de 2023. A Esplanada dos Ministérios foi isolada à meia-noite e a Praça dos Três Poderes recebeu reforço no policiamento. A Polícia Militar instalou um comando de controle no local e mantém tropas especializadas de prontidão.

Pela manhã, uma cerimônia no Palácio do Planalto marca os três anos dos ataques. O presidente Lula recebe autoridades e representantes da sociedade civil no Salão Nobre e também na área externa do palácio. A expectativa é que, durante o evento, Lula anuncie o veto ao PL da Dosimetria, aprovado em dezembro pelo Congresso Nacional. O projeto reduz a pena de condenados por envolvimento nos atos de 8 de janeiro, beneficiando principalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro.
À tarde, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem programação especial com abertura de exposição, exibição de documentário e debates com jornalistas. O esquema de segurança segue até o fim dos eventos na Praça dos Três Poderes. O acesso ao local está restrito a pessoas credenciadas e o monitoramento inclui revistas de bolsas e mochilas.
Para ler no celular, basta apontar a câmera