Sousa/PB -

Extras

Além das Grades: resposta da Justiça à trama golpista do 8 de Janeiro

Rádio Agência

08/01/2026 às 05:00

Tamanho da Fonte

Oito de janeiro de 2023. Há exatos três anos, o Brasil assistia às vidraças de prédios públicos sendo estilhaçadas por vândalos que invadiram as sedes dos Três Poderes da República.

Naquele dia, as grades de contenção do Supremo Tribunal Federal (STF) viraram escadas para o caos. Foi por uma delas que Alex Rodrigues, repórter da Agência Brasil, conseguiu acessar as dependências do STF para registrar o que tinha acabado de acontecer ali dentro.

"Começo a rodear ali o prédio do STF...Aí eu percebo uma das grades de segurança que tinha sido retirada possivelmente pelo primeiro grupo que invadiu o prédio, né? E aí eu uso aquilo para conseguir subir. Eu escalei a grade pra ter acesso."

Alex testemunhou o piso do plenário totalmente alagado e percebeu que uma parte considerável do patrimônio histórico do lugar estava destruída.

"Tem coisa que é difícil transmitir no vídeo. Por exemplo, a sensação de caminhar com água quase que cobrindo o meu pé."

Mas, enquanto ele documentava o tamanho do estrago com o celular, a verdadeira trama daquela invasão ainda seguia oculta.

Julgamento histórico: ex-presidente e generais condenados

Brasília (DF), 10/06/2025 - O ex presidente Jair Bolsonaro chegando para depoimento na 1 turma do STF.O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes começa a ouvir os réus do núcleo 1 na ação da trama golpista, os interrogatórios ocorrerão presencialmente na sala de julgamentos da primeira turma da corte Foto: Valter Campanato/Agência Brasil Brasília (DF), 10/06/2025 - O ex presidente Jair Bolsonaro chegando para depoimento na 1 turma do STF.O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes começa a ouvir os réus do núcleo 1 na ação da trama golpista, os interrogatórios ocorrerão presencialmente na sala de julgamentos da primeira turma da corte Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Brasília (DF), 10/06/2025 - O ex presidente Jair Bolsonaro em depoimento na 1ª turma do STF. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Trinta e dois meses depois, o cenário agora é outro. O esclarecimento veio na forma de responsabilização. O Judiciário, que teve cadeiras arremessadas pela janela, deu a palavra final: em 16 de setembro de 2025, o ministro Cristiano Zanin, o presidente da Primeira Turma do STF, proclamava o resultado do julgamento contra o núcleo 1, indicado como o principal responsável pelo planejamento e articulação dos atos golpistas.

“A Turma, por maioria, julgou procedente a Ação Penal 2668 com a condenação dos reús”

Não se trata mais apenas daqueles que vandalizaram fisicamente cadeiras, móveis e obras de arte, mas sim da cúpula que tentou depor a democracia brasileira. Quem encerrou essa sessão histórica foi o então presidente do STF, Luís Roberto Barroso, com a expectativa de que crimes contra a democracia fiquem no passado.

Desejo, muito sinceramente, que estejamos virando uma página da vida brasileira. E que possamos reconstruir relações com as divergências naturais da democracia, mas sem intolerância, extremismo ou incivilidade."

Corta para dezembro de 2025. O STF encerra também os julgamentos de outros três núcleos da "trama golpista". Ao todo, 29 pessoas foram condenadas e apenas duas absolvidas. Individualmente, as penas somam décadas de reclusão.

A lista de nomes revela o tamanho da conspiração contra a República:

▪️Jair Bolsonaro (ex-presidente da República) foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por crimes como golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e chefia de organização criminosa armada. Ele cumpre pena, em regime fechado, na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília (DF).

▪️Walter Braga Netto (general da reserva e ex-ministro) recebeu pena de 26 anos;

▪️Almir Garnier (almirante e ex-comandante da Marinha) foi condenado a 24 anos de prisão

▪️Anderson Torres (ex-ministro da Justiça) também recebeu pena de 24 anos de prisão. 

▪️Augusto Heleno (general da reserva e ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional) cumprirá 21 anos;

▪️Paulo Sérgio Nogueira (general da reserva e ex-ministro), foi condenado a 19 anos;

▪️Alexandre Ramagem (ex-chefe da Abin) condenado a 16 anos, permanece foragido.

Entre os condenados do núcleo 2, está Filipe Martins (ex-assessor) e Marcelo Câmara (ex-assessor e coronel da reserva), ambos condenados a 21 anos de prisão.

Fugas para o exterior

Alguns réus tentaram escapar da punição. Silvinei Vasques (ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal), condenado a 24 anos e 6 meses, foi preso no Paraguai após tentativa frustrada de fuga.

Já Alexandre Ramagem, ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que foi condenado a 16 anos de prisão, permanece foragido.

Para evitar novas fugas, o STF determinou prisão domiciliar e monitoramento eletrônico para outros nove condenados enquanto a fase final de recursos ainda tramita na Corte.

Confira no site do STF a relação completa com todos os núcleos e as penas de cada condenado nas quatro ações.

Histórias em Pauta: Grades de Janeiro

Histórias em Pauta: grades de janeiro, 8 de janeiro, atos golpistas Histórias em Pauta: grades de janeiro, 8 de janeiro, atos golpistas

"Histórias em Pauta: Grades de Janeiro" é um podcast especial que pode ser ouvido em áudio e tocado nas emissoras de rádio. Na web, ele possui versão exclusiva em videocast, publicado no Spotify da Radioagência Nacional, com as imagens gravadas por Alex de dentro do STF e outros registros do dia. - Imagem: Caroline Ramos / Arte EBC

E a gente volta ao relato do jornalista Alex Rodrigues. Ao entrar no STF naquele 8 de janeiro, ele percebeu que o dano ia muito além da estrutura destruída.

"Além de todo estrago material, a força simbólica da representação desse ato de violência... o dano era incomensurável."

A reconstrução do STF e de outros prédios da República está concluída. E os pilares da democracia, ao menos por ora, parecem reforçados.

Os detalhes exclusivos daquele 8 de janeiro de 2023 podem ser relembrados no videocast especial “Histórias em Pauta: Grades de Janeiro”. O episódio completo, lançado no primeiro aniversário dos ataques, está disponível no site da Radioagência Nacional e no Spotify.

Assista abaixo os primeiros minutos da versão em videocast: 

A versão completa está disponível no canal da Radioagência Nacional no aplicativo Spotify.

*Com informações da Agência Brasil.

5:21

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera