Sousa/PB -

Extras

Dicionários Cambridge e Oxford definem as chamadas “palavras do ano”

Rádio Agência

30/12/2025 às 19:00

Tamanho da Fonte

As chamadas "palavras do ano" ajudam a traduzir movimentos da sociedade. Em 2025, os dicionários Cambridge e Oxford apontaram termos que nasceram ou se fortaleceram no ambiente digital e que hoje impactam relações, consumo de informação e saúde emocional.

Para o dicionário Cambridge, a palavra do ano é "parassocial". O termo descreve laços emocionais criados com pessoas que não fazem parte da vida real, como celebridades, influenciadores ou até inteligências artificiais.

A psicóloga Bianca Reis explica por que esse fenômeno se intensificou:

"O parassocial é uma conexão que é feita com personagens fictícios, personalidades, famosos muitas vezes. E essa ligação emocional é criada por pessoas que são fãs e até mesmo mais do que isso, né? Obcecadas pelos artistas, pelos personagens. Alguns riscos envolvem justamente a falsa sensação de se sentir especial, importante, único nessa relação, que é unilateral, causando também aquela sensação de inadequação e de solidão. Inclusive, pesquisas deste ano: 100 pessoas morrem por hora no mundo por conta da solidão patológica."

Já o dicionário Oxford escolheu "rage bait", que pode ser traduzida como "isca de raiva", expressão usada para definir conteúdos criados para provocar indignação, polêmica e reações emocionais intensas, muitas vezes com o objetivo de gerar engajamento.

Segundo a psicóloga Bianca Reis, esse tipo de estratégia afeta a forma como as pessoas consomem notícias e se relacionam online:

"São conteúdos mais provocativos, inclusive até mesmo ofensivos. E, apesar de a gente estar discutindo já há algum tempo sobre regulamentação nas redes sociais e tudo, eu sinto que é um terreno um tanto quanto sem lei. Então, esse tipo de postagem costuma realmente ser usado para aumentar esse tráfego."

E existe alguma dica para a gente não ser fisgado por essa isca?

"Perceber o quanto tudo isso está mexendo com a nossa saúde mental. Antes, já se falava que a utilização de redes sociais aumentava os transtornos mentais e a depressão. Hoje, já é sabido que ela também é o motivo do surgimento de transtornos mentais, como transtornos de ansiedade e depressão."

 

 

 

 

 

 

2:18

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera