Sousa/PB -

Extras

Agência dos EUA teria atacado instalação portuária da Venezuela

Rádio Agência

30/12/2025 às 21:28

Tamanho da Fonte

Alemanha

Usando uma furadeira de grande porte, criminosos acessaram a caixa-forte da agência do banco Sparkasse na cidade de Gelsenkirchen, no oeste da Alemanha. Três mil cofres com dinheiro, ouro e joias foram arrombados. O prejuízo estimado é de 30 milhões de euros, mais de R$ 190 milhões. Mais de 2,5 mil clientes foram afetados. Hoje (30), parte deles foi para a frente da agência em busca de informações. O crime foi descoberto na madrugada de segunda-feira (29), após um alarme de incêndio ser acionado. A polícia acredita que os ladrões passaram o fim de semana dentro do banco arrombando os cofres.

Rússia x Ucrânia

Em meio ao impasse com a Ucrânia sobre o cessar-fogo, a Rússia ativou o sistema de mísseis hipersônicos Oreshnik, que tem capacidade nuclear. Segundo o Ministério da Defesa russo, soldados fizeram uma breve cerimônia em Belarus, onde o equipamento foi posicionado. Esse tipo de míssil, que voa a mais de cinco vezes a velocidade do som, já foi usado contra um alvo na Ucrânia em novembro de 2024. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirma que é impossível interceptar o Oreshnik. A ativação do sistema de mísseis acontece no momento em que Rússia e Ucrânia tentam um acordo para pôr fim à guerra.

Iêmen

A Arábia Saudita liderou ataques aéreos contra o porto de Mukalla, hoje, no sul do Iêmen. A ação foi para destruir armas e veículos de combate que estariam em dois navios que o governo saudita acusa os Emirados Árabes Unidos de enviar para forças separatistas do Iêmen. Os Emirados Árabes negam as acusações. A Arábia Saudita, que apoia o governo do Iêmen, disse que o bombardeio foi limitado ao porto. O governo iemenita pediu que os Emirados Árabes retirem as tropas do país. Além disso, decretou estado de emergência, diante do avanço de grupos separatistas.

Venezuela

A agência de inteligência dos Estados Unidos teria atacado, com drones, uma instalação portuária da Venezuela, na semana passada. A afirmação está numa reportagem de hoje do jornal The New York Times. Essa teria sido a primeira operação americana em solo venezuelano. Ontem, Donald Trump anunciou a ofensiva, mas sem dar detalhes. O presidente disse que atacou uma área na Venezuela onde barcos são carregados com drogas. A empresa venezuelana Primazol desmentiu o suposto ataque dos Estados Unidos contra suas instalações em Maracaibo. Afirmou que houve uma explosão no dia 24 de dezembro, mas que o incidente foi rapidamente controlado.

*Com informações da agência Reuters

2:55

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera