Sousa/PB -
Acirramento em Sousa

Análise - Fake news, bastidores e disputa histórica: André Gadelha confirma que estará na urna em 2026; Vídeo

"Sigo firme, com coragem e responsabilidade, como pré-candidato a deputado estadual em 2026”

Por Pereira Jr. • Articulista Polí­tico

30/12/2025 às 09:22

Ads 970x250
Imagem Ex-prefeito, André Gadelha

Ex-prefeito, André Gadelha ‧ Foto: divulgação

Tamanho da Fonte

O ex-prefeito de Sousa, André Gadelha (MDB), utilizou suas redes sociais para se pronunciar sobre informações que circularam em blogs e portais do estado a respeito da possibilidade de desistência de sua pré-candidatura a deputado estadual em 2026.

André classificou as especulações como fake news e colocou um ponto final nos rumores, reafirmando seu projeto político. “Sigo firme, com coragem e responsabilidade, como pré-candidato a deputado estadual em 2026”, declarou.

O ex-prefeito ressaltou, no entanto, que a construção do projeto não é individual. “Esse projeto não é pessoal, é coletivo. É sobre dar voz à nossa gente, fortalecer a Paraíba e, principalmente, fazer Sousa voltar a ter representação na Assembleia Legislativa”, afirmou.

Na mesma declaração, André destacou a importância do apoio popular e das alianças políticas. “Mas nenhum projeto se constrói sozinho. Preciso do apoio de cada eleitor e conto, de forma especial, com a força da minha terra, Sousa, para que juntos possamos caminhar alinhados com o governador Cícero Lucena e o senador Veneziano, trabalhando por mais desenvolvimento, respeito e oportunidades para o nosso povo”, completou.

Com o posicionamento público, também caiu por terra a especulação de que André abriria mão da pré-candidatura para apoiar o primo, Lindolfo Pires, que conta com o apoio do atual prefeito de Sousa, Helder Carvalho.

Fontes ouvidas pelo Portal REPORTERPB confirmaram que houve, de fato, conversas entre André e Lindolfo, mas as tratativas teriam encontrado resistência por parte do ex-prefeito Fábio Tyrone, pré-candidato a deputado federal, que não aceitaria dividir o mesmo palanque com André em 2026.

André Gadelha e Fábio Tyrone protagonizam disputas políticas diretas desde 2008. Naquele ano, André foi derrotado por Tyrone por apenas 125 votos. Em 2012, Tyrone desistiu da reeleição e lançou Lindolfo Pires, que acabou derrotado por André, eleito com diferença superior a 740 votos. Já em 2016, André disputou a reeleição, mas foi vencido por Tyrone, que obteve 52,93% dos votos contra 47,07%.

Nas eleições de 2020, André não concorreu. A disputa ficou entre Leonardo Gadelha e Mirian Gadelha contra a chapa encabeçada por Tyrone e Zenildo, que foram reeleitos com 70,22% dos votos.

Ainda não está definido se André Gadelha manterá uma possível dobradinha com o primo Leonardo Gadelha (Podemos) para a Câmara Federal em 2026.

Assista análise Ponto & Vírgula com Pereira Júnior no Instagram @reporterpb

Por Pereira Júnior

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.