
30/12/2025 às 16:58
O Brasil criou quase 86 mil novas vagas formais de trabalho no mês de novembro. O saldo positivo é resultado das quase 1,978 milhão de contratações contra pouco mais de 1,894 milhão de demissões. Os dados são do Novo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, e foram divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“No mês de novembro, dois grandes grupos de atividade econômica registraram saldo positivo. Comércio, 78.249, crescimento de 0,7%, 0,70%, destacando comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios. Serviços, este é o segundo maior saldo, com 75.131. Um crescimento de 0,30%, principalmente pelo crescimento das atividades de informação, comunicação e atividades financeiras.”
Em novembro, foram registrados saldos negativos, ou seja, mais demissões do que contratações, nos setores de agropecuária, construção civil e Indústria.
Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldos positivos em 2025, sendo que o maior crescimento do emprego formal ocorreu no setor de serviços.
Os estados com maior saldo positivo na criação de vagas com carteira assinada neste ano foram São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
No acumulado do ano, de janeiro a novembro, o saldo é positivo em mais de um 1,895 milhão de postos formais de trabalho.
1:59Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera