Sousa/PB -

Extras

"Não há mais o que negociar", diz Vieira sobre acordo UE-Mercosul

Rádio Agência

18/12/2025 às 11:07

Tamanho da Fonte

Com o Conselho Europeu reunido para decidir sobre o acordo União Europeia - Mercosul, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, está otimista quanto a uma resposta positiva. Mas afirmou que, se a decisão não vier agora, o Brasil vai partir para outra. Segundo ele, não há mais o que negociar nesse acordo. As conversas e reuniões já duram 26 anos.

"Se não for concluído agora, não há mais o que se negociar, em termos substantivos. E nós vamos dirigir nossa atenção e energias para outros parceiros importantes que estão na fila. Mas acho que a União Europeia também tem presente a importância de fazer este acordo neste momento, sobretudo quando estamos vivendo um desequilíbrio nas relações externas de todos os países. Esse acordo vai criar uma espécie de rede de proteção aos países da União Europeia e do Mercosul".

Segundo o chanceler, se, por um lado, parte dos agricultores europeus fazem protestos contra a assinatura do acordo com o argumento de que sairão prejudicados, por outro, produtores - como os de vinho - estão interessados nesse mercado.

O Conselho e o Parlamento Europeu estão reunidos em Bruxelas, capital da Bélgica, para fechar questão. E qualquer que seja a resposta, ela será levada à cúpula de chefes de Estado do Mercosul para assinatura do texto final. Ao participar do programa Bom Dia Ministro, da EBC, Mauro Vieira avisou que tem outros países interessados em parcerias com o Mercosul.

"Há um número grande de países que já demonstraram interesse nessa negociação. Canadá, Reino Unido, Malásia, Indonésia, Vietnã. Há um grupo enorme de países que querem celebrar acordos de livre comércio com o Mercosul, e outros que querem atualizar seus acordos".

A reunião de cúpula do Mercosul ocorre no sábado (20) em Foz do Iguaçu, no Paraná. O encontro marca o fim da presidência pro tempore brasileira no bloco.

2:32

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera