
10/12/2025 às 13:43
O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta quarta-feira que “dificilmente” a Justiça vai derrubar as medidas que simplificam a obtenção da nova Carteira Nacional de Habilitação.

Os futuros condutores não são mais obrigados a passar por uma autoescola e contam com curso teórico on-line gratuito, além da possibilidade de aulas práticas com instrutores autônomos.
Desde ontem, mais de 31 mil interessados começaram a fazer o curso gratuito no aplicativo CNH do Brasil. No Brasil, mais de 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação e 30 milhões têm idade para tirar o documento.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Renan Filho destacou que as mudanças vão tornar a obtenção da CNH mais acessível e criticou as autoescolas:
"Eles gostariam de uma CNH mais cara. Eles usam outros argumentos, mas assim, impor ao cidadão 20 horas práticas de autoescola e 45 horas presenciais isso implica num tempo muito grande para o cidadão. Dificilmente a Justiça vai derrubar uma medida tão importante para o Brasil. O preço impeditivo levou 20 milhões de brasileiros a dirigir sem carteira."
A renovação da CNH também passa a ser automática para o bom condutor. O motorista que não cometer infração de trânsito não vai precisar voltar ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e pagar novas taxas para renovar o documento.
Uma economia que pode chegar a 40% no valor de exames médico e psicológico. Em alguns estados, tirar a CNH custa quase R$ 5 mil.
Segundo Renan Filho, o custo total será reduzido em até 80%.
"Na hora que ele fizer a biometria, o Detran manda ele depois de aprovado na prova teórica fazer os exames médicos. Esses exames estão com 40% de desconto também. As autoescolas caíram bastante o valor. É, os Detrans estão tirando as taxas, por isso que nós desobrigamos a carteira física, aquela de papel moeda, se o cidadão não desejava ter a física, desejava ter apenas a digital. Então com essas medidas a carteira caiu até 80% em alguns estados brasileiros."
Para obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação, o futuro motorista deve acessar no celular o aplicativo CNH do Brasil, nas lojas Google Play e App Store.
Lá, pode abrir o requerimento, acompanhar todas as etapas, realizar o curso teórico gratuito e acessar a versão digital da habilitação.
2:34Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera