Sousa/PB -

Extras

OIT: mulheres trabalham 10 horas a mais em afazeres não remunerados

Rádio Agência

19/11/2025 às 14:01

Tamanho da Fonte

Quase 10 horas a mais por semana. Essa é a carga horária excedente que as mulheres dedicam ao trabalho de cuidado não remunerado na comparação com homens. Quando se trata de mulheres negras, a carga é ainda maior e pode chegar a 22 horas a mais por semana. Nas áreas rurais, a jornada que elas cumprem chega a ser mais de 12 horas superior à masculina.

Esses números fazem parte do estudo Políticas para a Corresponsabilidade no Mundo do Trabalho, lançado pela Organização Internacional do Trabalho em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O levantamento traz um panorama sobre os impactos das responsabilidades familiares na trajetória profissional de trabalhadoras e trabalhadores, com foco na promoção da igualdade de gênero.

Segundo a diretora de Departamento da Secretaria Nacional de Cuidados e Família do Ministério, Luana Pinheiro, a sobrecarga de cuidados limita a participação das mulheres no mercado de trabalho. Isso porque as horas a mais impactam no acesso ao emprego, na formação profissional e na progressão na carreira, o que perpetua desigualdades estruturais.

O estudo ainda revela que metade das mulheres deixa o mercado de trabalho até dois anos após o nascimento do primeiro filho. Os homens, entretanto, tendem a aumentar os rendimentos nesse mesmo período.

Uma medida essencial para mudar essa realidade é a ampliação das licenças maternidade, paternidade e parentais, com uso equitativo entre homens e mulheres, aponta o levantamento. Através dessa alteração, prevê-se a promoção, a corresponsabilidade e a redução de penalizações sobre as mulheres.

O trabalho de cuidado envolve tarefas como a preparação de alimentos, limpeza, gestão e organização da casa. Também envolve atividades de assistência diária a pessoas com diferentes graus de dependência, como crianças pequenas, idosos ou em situação de vulnerabilidade.

2:19

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera