
16/11/2025 às 19:26
Neste segundo domingo de Enem, os participantes tiveram cinco horas para realizar a prova com 90 questões: 45 de ciências da natureza - que inclui química, física e biologia, e 45 de matemática e suas tecnologias.

Tainá de Queiroz Santos já cursa teatro, mas quer seguir a carreira no audiovisual. Para ela, a prova deste domingo foi menos cansativa que a do domingo passado, mas ainda assim, teve seus desafios.
"Eu achei que teve menos texto. Foi mais dinâmico. Química eu achei um pouco mais difícil, mas deu pra desenrolar".
Ana Carolina dos Santos terminou o ensino médio há quatro anos. Na avaliação da candidata, a prova deste domingo trouxe questões que exigiram concentração.
"É uma prova extremamente cansativa, com muitas pegadinhas, pra ver se a gente está prestando atenção nas provas".
Esta foi a primeira edição do exame em que alunos do último ano do ensino médio de escola pública tiveram a inscrição pré- preenchida no sistema, o que simplifica o processo e incentiva a participação.
Mais de 70% dos concluintes de escola pública confirmaram a inscrição no exame, somando um total de um milhão e trezentos e quarenta mil participantes. Juan Pablo dos Santos foi um deles. Ele achou a prova equilibrada e está confiante.
"A prova tinha questões que estavam impossíveis, mas também teve muitas questões fáceis. É isso, a prova estava bem fácil e eu gostei da prova deste ano".
Neste ano, o resultado do Enem volta a ter validade como conclusão do ensino médio - opção descontinuada em 2017 - para maiores de 18 anos que indicaram a modalidade na inscrição no exame e que alcançarem a pontuação mínima.
Pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2026 aceitará notas das edições deste ano, de 2024 e 2023, para ingresso no ensino superior público.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, deve divulgar o gabarito oficial do Enem até o dia 28 de novembro. O resultado oficial está previsto para janeiro do ano que vem.
2:48Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera