
05/11/2025 às 10:00
No primeiro dia do exame, além de abordar Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, tem também a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. E é justamente sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias que vamos falar hoje. 

A especialista em ENEM, Silvia Torreglossa, que é professora de Pedagogia da Anhanguera, destaca como o Enem costuma abordar estas questões:
" Ainda no primeiro domingo nós temos aí Ciências Humanas e suas Tecnologias com questões de história, geografia, filosofia e sociologia, mas com foco nos temas sociais, políticos e econômicos e culturais, do nosso país e do mundo. Também vai abordar muita questão sobre cidadania, direitos humanos, globalização, atualidades. E prestar muita atenção em relação aos conflitos armados."
A professora também ressalta que os temas são tratados de forma transversal:
"É muito importante entender que as questões elas abordam outros assuntos. Então às vezes vai estar perguntando alguma coisa sobre gramática mas vai ter alguma coisa relacionada com os conflitos armados. Às vezes vai ter uma interpretação de texto falando de um assunto econômico. Então isso que eu acho interessante na profundidade da preparação dessas questões do ENEM"
Silvia Torreglossa lembra ainda que, ao estudar temas como conflitos armados ou meio ambiente, por exemplo, é importante que os candidatos consigam relacionar esses acontecimentos com a realidade, trazendo para a prova o impacto deles no dia a dia.
"O que eu acho assim interessante a gente ressaltar não é o conflito em si somente, mas o impacto que esse conflito pode chegar por exemplo na nossa mesa ou nos combustíveis. O mais importante é a gente entender não só sobre as questões que estão acontecendo no mundo ou no meio ambiente de forma geral, mas conseguir trazer pra realidade da gente. O impacto que causa na nossa vida, impacto que causa na vida do brasileiro."
Neste dia, além das questões objetivas, o participante vai escrever uma redação. Boa sorte!
2:41Continuar lendo ...
Para ler no celular, basta apontar a câmera