Sousa/PB -

Extras

MPRJ instaura investigação sobre operação policial no Rio

Rádio Agência

30/10/2025 às 09:38

Tamanho da Fonte

O Ministério Público do Rio de Janeiro instaurou uma investigação independente, coordenada pelo GAESP, Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública, para apurar as mais de cem mortes na megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha. Entre os pedidos feitos está a verificação das câmeras corporais dos policiais envolvidos.

Em entrevista coletiva nessa quarta-feira, o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, afirmou que o acesso e a checagem das imagens são parte essencial da investigação sobre as mortes.

O procurador ainda destacou que o MP adotou todas as medidas cabíveis desde as primeiras horas da operação, acionando os protocolos previstos na ADPF 635, a chamada ADPF das Favelas, que estabelece parâmetros de controle externo da atividade policial. 

Segundo Antonio José Moreira, três legistas e um promotor de Justiça acompanham todas as necropsias no Instituto Médico-Legal, com o uso de um scanner de alta precisão que permite radiografias completas dos corpos. Essa tecnologia é considerada essencial para compreender a dinâmica dos confrontos e para a produção de provas.

O Ministério Público do Rio ainda solicitou ao governo do estado relatórios com informações sobre efetivo policial, armamentos e materiais apreendidos. O MP também vai realizar oitivas próprias e acompanhar os depoimentos de policiais e testemunhas.

1:36

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera