21/10/2025 às 09:38
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, apresenta na manhã desta terça-feira (21) o primeiro voto no julgamento do Núcleo 4 da tentativa de golpista.
O grupo é formado por cinco militares do Exército, um agente da Polícia Federal e o presidente do Instituto Voto Legal. Eles são acusados de espalhar notícias falsas sobre as urnas eletrônicas e atacar instituições e autoridades.
Todos respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
O primeiro voto é do ministro Moraes, que é o relator. Na semana passada, ele leu o relatório, com o resumo da ação, as fases do processo e medidas adotadas no decorrer. A Procuradoria-Geral da República e os advogados de defesas apresentaram os argumentos.
Depois do relator, vão votar os ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux, a ministra Cármen Lúcia e, por fim, o ministro Flávio Dino, que é o presidente da Primeira Turma. As sessões estão marcadas para esta terça, manhã e tarde, e quarta-feira pela manhã.
1:06Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera