17/10/2025 às 09:47
A delegação brasileira que está na Índia para fortalecer as relações comerciais entre os dois países fecha acordos em várias áreas.
O vice-presidente, Geraldo Alckmin, que lidera a missão, anunciou um deles: o acordo da Petrobrás para o fornecimento de 6 milhões de barris de petróleo à Índia ao longo de um ano.
Esse acordo faz parte de uma agenda maior de fortalecimento das relações comerciais entre os dois países.
E acontece em meio à pressão dos Estados Unidos sobre produtos indianos, com tarifas de até 50%. Isso porque a Índia continua comprando petróleo russo.
A parceria com o Brasil surge como uma alternativa diplomática e estratégica para Nova Déli diversificar fornecedores.
A missão brasileira conta com representantes de 20 setores: agronegócio, tecnologia, energia e saúde...
Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, o plano é aumentar o comércio de 12 bilhões de dólares, em 2024; para US$ 20 bilhões até 2026. Ele também anunciou a ampliação dos negócios em outras áreas, como aviação.
As conversas abordaram ainda a redução de tarifas, acesso ao mercado indiano, visto eletrônico para empresários indianos e parcerias na área farmacêutica.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inclusive, está em Nova Déli nesta sexta-feira (17) para aprofundar as negociações nessa área.
A delegação brasileira também fechou com a Índia um cronograma para ampliar o Acordo de Comércio Preferencial com o bloco do Mercosul.
*Com informações da Agência Brasil
1:37Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera