09/10/2025 às 09:30
As UPAS, Unidades de Pronto Atendimento do estado do Rio de Janeiro, ganharam um reforço para agilizar o diagnóstico de intoxicação por metanol. É uma plataforma digital que calcula automaticamente indicadores de gravidade e orienta sobre o uso de antídotos e indicação de hemodiálise.
Lançada nesta quarta-feira (8) pela Secretaria de Estado de Saúde, a ferramenta também orienta a conduta inicial dos profissionais e como os pacientes devem ser monitorados.
Um dos indicadores afere a composição bioquímica do sangue e pode indicar uma intoxicação antes da confirmação do laboratório.
As informações serão anexadas nas solicitações de transferência dos pacientes e na notificação dos casos.
Também nesta quarta-feira, uma outra ação do governo do estado foi desencadeada para reprimir a adulteração de bebidas alcoólicas. Policiais da Delegacia do Consumidor apreenderam centenas de litros de bebidas destiladas em um depósito clandestino na zona norte da capital.
Os agentes chegaram ao local após denúncia e constataram que não havia autorização da prefeitura e nem licença da Vigilância Sanitária para funcionar. As bebidas foram levadas para perícia técnica e o proprietário foi preso em flagrante.
O Ministério da Saúde investiga mais de 250 notificações de intoxicação por metanol, provocada pela ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas em vários estados. Vinte e quatro casos foram confirmados. Cinco mortes também foram confirmadas em São Paulo.
1:50Continuar lendo ...
Para ler no celular, basta apontar a câmera