Sousa/PB -

Extras

Para o Dia das Crianças, a segurança dos brinquedos é prioridade

Rádio Agência

09/10/2025 às 07:10

Tamanho da Fonte

O Dia das Crianças, comemorado neste domingo (12), é tradicionalmente marcado pelo costume de presentear os pequenos, sobretudo com brinquedos. Com a data se aproximando, o Inmetro, alerta que nem todos os produtos disponíveis são seguros para o uso infantil.

De acordo com Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o primeiro cuidado dos pais deve ser verificar se o brinquedo tem o selo de certificação, que é obrigatório e deve ser visível na embalagem ou no próprio produto. A presença da marca indica que o brinquedo passou por um processo de avaliação no Inmetro e demonstrou ser seguro.

Essa comprovação é feita por meio de ensaios e medidas que garantem que o item cumpre com todas regras, assim como explica o diretor de Avaliação da Conformidade do Instituto, João Nery.

“Esses produtos podem apresentar pontas perfurantes, cortantes, produtos com toxicidade, partes pequenas que podem soltar no manuseio da criança, pode ter informações erradas quanto a faixa etária, então tudo isso pode ser problemas em um produto não certificado. Então, são realizados ensaios de inspeção visual, propriedade mecânica, propriedade física, mordedura, inflamabilidade, toxicidade, são vários ensaios”.

Para garantir a segurança total, o Inmetro orienta ainda que os pais também verifiquem se a embalagem traz informações em português, como data de fabricação, descrição do conteúdo, instruções de uso e montagem, possíveis riscos, além do CNPJ e do endereço do fabricante ou fornecedor.

Além disso, antes de entregar o presente é importante que os responsáveis retirem todas as embalagens, como caixas, plásticos, grampos e fitas, que devem ser mantidos fora do alcance das crianças para evitar acidentes.

*Com supervisão de Sheily Noleto

2:03

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera