09/10/2025 às 10:29
O presidente Lula disse que só vai definir na próxima semana as próximas ações para estabelecer um imposto sobre as fintechs. A declaração foi dada, nesta quinta-feira, em entrevista à Rádio Piatã FM, da Bahia.
A Medida Provisória do IOF – que previa taxas para bets e fintechs, instituições financeiras digitais – perdeu a validade nesta quarta-feira, após pedido de retirada de pauta, na Câmara dos Deputados.
Segundo Lula, quando ele voltar de viagem à Itália, na próxima semana, o governo vai discutir como compensar as perdas de arrecadação.
"E aí, eu volto na quarta-feira para Brasília, enfim, eu vou reunir o governo para discutir como é que a gente vai propor que o sistema financeiro, sobretudo as fintechs que tem fintechs hoje maior do que banco, que elas paguem o imposto devido a esse país."
O presidente voltou a dizer que a decisão dos parlamentares foi uma derrota do povo, não do governo.
"É engraçado porque o povo trabalhador paga 27,5% de imposto de renda do seu salário. E os ricos não querem pagar 12%. Não querem pagar 18%. Então eles acham que ontem eles votaram e derrotamos o governo. Não derrotaram o governo, derrotaram o povo brasileiro, derrotaram a possibilidade de melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro."
Lula contou que a conversa com o presidente norte-americano Donald Trump foi melhor que o esperado e que os países podem começar a se acertar.
"Foi uma coisa extraordinária. Eu falei com ele aquilo que eu deveria falar, que era preciso retirar a taxação dos produtos brasileiros, que ele tinha sido mal-informado. Ah, então agora começa um outro momento. Ainda ontem, o a pessoa que ele indicou, que é o Secretário de Estado, Marco Rubio, ligou para o meu ministro, Mauro Vieira. Talvez comece a ter conversa a partir de agora e vamos ver se a gente consegue se acertar."
Sobre eleições, o presidente afirmou que vai liberar todos os membros do governo que queiram se candidatar.
1:53Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera