01/10/2025 às 18:22
O estado de Pernambuco notificou três casos suspeitos de intoxicação por metanol. Três homens foram atendidos no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Dois deles foram a óbito. O terceiro recebeu alta hospitalar, com perda de visão bilateral como sequela. Os pacientes são de dois municípios do agreste pernambucano: dois de Lajedo e um de João Alfredo.
Segundo a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, a Apevisa, os corpos com suspeita de intoxicação são encaminhados para perícia no Instituto de Medicina Legal.
A Apevisa prepara ações de fiscalização em distribuidoras de bebidas alcoólicas e recomenda que os serviços de saúde notifiquem imediatamente todos os casos suspeitos ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação e ao Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde.
À população, a Agência Pernambucana reforça a importância de observar sinais que podem indicar adulteração: verificar se a bebida possui registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), rótulo completo, lacre adequado, além de comprar apenas em locais confiáveis. Também é essencial redobrar a atenção com drinques prontos e evitar produtos sem procedência ou com preços muito abaixo do mercado.
Atenção também para os sintomas,que, inicialmente, podem ser confundidos com os da ingestão de álcool comum — como náuseas, vômitos, dor abdominal e sonolência. Porém, entre 6h e 24h após o consumo, podem surgir sinais mais graves, como visão turva, fotofobia, cegueira, convulsões e até coma.
A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade e, em caso de identificação dos sintomas, é recomendado buscar atendimento médico imediatamente e contactar O Disque-Intoxicação da Anvisa, no número 0800 722 6001.
2:31Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera