Sousa/PB -

Extras

Metanol: Com uma morte confirmada SP investiga 37 casos de intoxicação

Rádio Agência

01/10/2025 às 21:09

Tamanho da Fonte

O estado de São Paulo confirmou dez casos de contaminação por metanol, dentre os quais um óbito de um morador da capital paulista. 

No total, são 37 casos, dez confirmados e 27 em investigação. Já entre os óbitos, um foi confirmado e 5 seguem em investigação. 

Até a tarde desta quarta-feira, seis estabelecimentos foram interditados:  quatro na capital paulista, um em Barueri e um em São Bernardo do Campo. A fiscalização é realizada em conjunto pelas secretarias da Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Justiça. O envolvimento dos estabelecimentos com os casos ainda é investigado. 

Nesta quarta-feira, um lote de 128 mil garrafas de vodca foi lacrado em Barueri, na região metropolitana de São Paulo, e só será liberado com apresentação de documentação. 

Nas fiscalizações realizadas nesta semana na capital paulista, a polícia apreendeu mais de oitocentas garrafas de bebidas alcoólicas, com suspeita de adulteração. Os itens serão analisados pelo Instituto de Criminalística da Polícia Técnico-Científica. 

Na cidade de Americana, no interior de São Paulo, a Polícia Civil deteve dois suspeitos de envolvimento com bebidas alcoólicas falsificadas e quase 18 mil bebidas foram apreendidas. A fábrica clandestina, que foi fechada, produzia uísque, gim e vodca, mas não foi encontrado metanol.

A recomendação para quem observar sintomas incomuns após ingerir bebida alcoólica é buscar atendimento médico imediatamente, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. Atenção para dores abdominais intensas, tontura e confusão mental.  É fundamental buscar ajuda o quanto antes para evitar o agravamento da situação. Segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Flávio Mac Cord, o metanol assume propriedades tóxicas ao ser metabolizado pelo organismo. 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol deve aumentar ao longo dos próximos dias por causa do reforço das medidas de vigilância anunciadas pela pasta.

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade e, em caso de identificação dos sintomas, é recomendado buscar atendimento médico imediatamente e contactar O Disque-Intoxicação da Anvisa, no número 0800 722 6001.

3:53

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera