01/10/2025 às 18:32
A partir da próxima segunda-feira (6) até o final do mês, acontece em todo o país a campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos.
A campanha vai oferecer todas as vacinas previstas para essa faixa etária. O anúncio foi feito nesta quarta-feira em Brasília pelo Ministério da Saúde. O objetivo é manter as coberturas vacinais elevadas.
No dia 18 de outubro, um sábado, será realizado o dia D da campanha. Todas as unidades de saúde vão estar abertas para garantir um grande volume de vacinação.
Catorze imunizantes estão disponíveis, como os que combatem febre amarela, sarampo, caxumba, varicela, gripe, pela Influenza, Covid-19 e hepatites A e B.
O Ministério da Saúde repassou recursos extras para a campanha, como explicou o diretor do PNI, Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti.
“O Ministério da Saúde fez um repasse financeiro extraordinário a estados e municípios, no início do ano, num quantitativo de R$ 150 milhões, que também tem como objetivo financiar as ações de multivacinação e estimular essa vacinação no nível municipal. São 6,8 milhões de doses que foram distribuídas a mais, além da rotina”.
De janeiro a julho deste ano, a dose contra a febre amarela cobriu 78% do público-alvo. E contra a varicela, a cobertura foi de 67%, a mais baixa, segundo a pasta.
Já a vacina tríplice viral, que inclui caxumba, rubéola e sarampo, alcançou 95% de cobertura vacinal.
Mesmo assim, segundo Eder Gatti, o ministério vai reforçar a vacinação com a tríplice na faixa etária dos 12 meses aos 59 anos, por causa do sarampo.
“A gente vai dar oportunidade pra que as pessoas que não se vacinaram resgate sua vacinação e a coloque em dia. Embora o Brasil seja reconhecido como uma área livre da doença, nós não temos a livre circulação do vírus no nosso país, infelizmente a gente observa muitos casos acontecendo em outros países e o destaque é a ascensão da doença aqui no continente americano”.
De acordo com o Ministério da Saúde, será realizada ainda uma ação adicional para vacinar crianças e adolescentes de 9 a 14 anos contra o HPV, vírus que pode causar, por exemplo, câncer do colo do útero e do pênis.
Além disso, doses extras contra a febre amarela vão estar disponíveis para adultos até 59 anos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, devido ao aumento de casos nesses estados.
A partir de novembro, todas as gestantes do país vão poder proteger seus bebês, por até 6 meses, contra a bronquiolite causada pelo vírus sincicial respiratório. A vacina vai estar disponível no PNI, Programa Nacional de Imunizações.
De acordo com o governo, de abril de 2024 a abril deste ano, dados iniciais indicam aumento da cobertura de 15 das 16 vacinas infantis.
3:10Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera