26/09/2025 às 22:25
Com o volume útil abaixo de 30% da capacidade total, o Sistema Cantareira vai operar na chamada Faixa de Restrição a partir do dia primeiro de outubro. A medida, que não era adotada desde janeiro de 2022, foi anunciada pela Agência Nacional de Águas e pela Agência de Águas do Estado de São Paulo.
No mês de outubro, a Sabesp, companhia responsável pelo abastecimento de água no estado paulista, poderá retirar até 23 metros cúbicos por segundo de água, em vez dos 27 metros cúbicos por segundo, em vigor atualmente.
O Sistema Cantareira é responsável por abastecer 46% da população da Grande São Paulo. Formado por cinco reservatórios, o sistema faz a transposição da Bacia do Rio Piracicaba para a Bacia do Alto Tietê.
O boletim diário da Agência Nacional de Águas registrou nesta sexta-feira o volume útil armazenado de 29,17% da capacidade total do Cantareira.
O governo paulista já vinha adotando medidas como a redução da pressão da água entre as sete da noite e as cinco da manhã, para preservar o nível dos reservatórios.
A cidade de São Paulo teve o mês de agosto mais seco dos últimos cinco anos. O acumulado de chuvas foi de menos da metade do esperado. O período de seca, normalmente, vai até meados de setembro. Mas, neste ano, está durando um pouco mais e as chuvas estão abaixo do esperado.
Nesta semana, o governo de São Paulo também proibiu a concessão de outorga de captação de águas nas bacias do estado para fins que não sejam emergenciais.
2:02Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera