26/09/2025 às 20:54
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), realizou, nesta sexta-feira (26), a solenidade de acolhimento dos médicos que irão atuar no Programa Mais Acesso a Especialistas. O evento aconteceu no auditório do Unifip, em Patos, e reuniu gestores, profissionais e residentes em Saúde.
O encontro marcou a homologação de 13 médicos especialistas selecionados por edital e processo seletivo para atuação, durante 12 meses, na 3ª Macrorregião de Saúde. A iniciativa reforça a ampliação dos serviços especializados e a diminuição do tempo de espera por atendimentos, exames e cirurgias na rede estadual.
De acordo com o diretor-geral da Escola de Saúde Pública da Paraíba, Matheus Spricido, a iniciativa marca um avanço significativo na assistência de alta complexidade no sertão. “O Programa Mais Acesso a Especialistas fortalece a integralidade dos serviços e a ampliação da assistência de alta complexidade na Paraíba. Estamos avançando para reduzir filas e garantir que a população tenha acesso rápido e qualificado ao atendimento especializado”, explicou.
Além da recepção aos novos profissionais, a solenidade também anunciou investimentos nas residências médicas e multiprofissionais, certificou hospitais de ensino e formalizou a assinatura do termo de compromisso que garante recursos financeiros para a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). A ação integra a programação nacional pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e foi realizada simultaneamente em outros 10 estados.
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, ressaltou o caráter inédito da ação e os investimentos em formação de especialistas. “Agora tem especialistas aqui no Sertão da Paraíba. O Governo Federal, junto com o Governo do Estado, tem feito diversas iniciativas para utilizar ao máximo a rede pública e privada e diminuir o tempo de espera. Esse é um programa inédito, que já trouxe profissionais de Oncologia, Anestesiologia e Cirurgia. Na próxima semana, eles iniciam suas atividades. Além disso, recebemos da Paraíba 44 propostas de residência médica e 10 multiprofissionais, o que permitirá uma expansão significativa do atendimento especializado, especialmente no interior. O financiamento da preceptoria pelo Ministério da Saúde vai qualificar a formação e garantir mais especialistas para o SUS”, pontuou.
O Programa Mais Acesso a Especialistas é uma estratégia federal que busca otimizar o uso da capacidade instalada da rede pública e privada, ampliando a resolutividade dos serviços e fortalecendo o cuidado integral, especialmente em áreas como oncologia e cirurgia.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera