24/09/2025 às 16:21
O super tufão Ragasa, que tem causado estragos no sudeste asiático, nos últimos dias, avançou sobre o sul da China, nesta quarta-feira (24), após matar 17 pessoas na passagem por Taiwan.
Considerado o ciclone tropical mais forte do mundo este ano, o tufão de categoria 5 tem ventos superiores a 260 km/h.
De acordo com a Agência Reuters, o Ragasa seguia para uma das maiores cidades de refino de petróleo da China, na província de Guangdong. As maiores cidades nessa trajetória abrigam cerca de 50 milhões de pessoas.
A autoridade marítima da China emitiu alerta vermelho mais elevado pela primeira vez no ano.
Mais de 2 milhões de pessoas já foram retiradas da região e o governo chinês enviou milhares de barracas, camas dobráveis, equipamentos de iluminação e outros suprimentos de resgate para a região.
Mesmo passando a cerca de 100 km ao sul de Hong Kong, enormes ondas atingiram a costa do centro financeiro asiático. Estradas e casas também ficaram danificadas. Pelo menos 90 pessoas estão feridas em Hong Kong; e quase 900 buscaram abrigo.
Um outro ciclone tropical, Opong, está ganhando força sobre o Pacífico nesta quarta-feira (24), com rajadas de até 115 km/h, informou o Serviço Atmosférico das Filipinas.
De acordo com o governo filipino, ondas podem chegar a três metros em algumas localidades.
A expectativa do Serviço Atmosférico é que o ciclone Opong fique mais forte e também atinja a categoria de tufão antes de alcançar um dos arquipélagos do país na sexta-feira (26).
1:34Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera