24/09/2025 às 19:09
A deputada Carla Zambelli, do PL de São Paulo, prestou depoimento à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, no processo que analisa a cassação de seu mandato, após condenação criminal pelo Supremo Tribunal Federal.
Atualmente presa na Itália, Zambelli aguarda a análise do pedido de extradição para o Brasil.
No depoimento, a deputada licenciada Carla Zambelli negou ter qualquer tipo de participação nas ações do hacker Walter Delgatti Neto e também negou ser autora do falso mandado de prisão contra Alexandre de Moraes.
“Em pouco tempo não vou estar mais dentro de um presídio, vou estar solta, porque o processo foi todo injusto, do começo até o final, e espero que consiga provar isso aqui também na CCJ e no Plenário”
Zambelli e Delgatti Neto foram condenados em agosto pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça em 2023, com a inserção de documentos falsos, como a ordem de prisão do ministro Alexandre de Moraes.
No depoimento de Walter Delgatti Neto à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, realizado em 10 de setembro, o hacker reafirmou que Carla Zambelli mandou invadir o sistema do CNJ para provar que era violável.
A parlamentar acusou o ministro Alexandre de Moraes de perseguição política e disse que as autoridades italianas ficaram surpresas com os detalhes do processo.
“Um juiz ter sido a vítima do processo, acusador do processo, julgador do processo, o relator do processo, quando eu falei isso, eles começaram a rir e falaram ‘agora fala a verdade pra gente’ não, é isso mesmo”.
Condenada a dez anos de prisão, Carla Zambelli também foi condenada pelo STF à perda de mandato. Após o parecer do relator da comissão, o caso seguirá para o Plenário da Câmara.
2:20Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera