23/09/2025 às 20:29
A Polícia Federal e a Polícia Militar de São Paulo fizeram uma operação nesta terça-feira (23) contra uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
Entre os presos está o presidente da escola de samba Império de Casa Verde, Alexandre Constantino Furtado, que também é o vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo. Dos 11 locais na capital paulista que foram alvos da operação, dois têm ligação direta com a escola.
Os policiais cumpriram 22 mandados de prisão, além de 40 mandados de busca e apreensão, em cinco estados – além de São Paulo, a operação teve ações no Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.
A investigação teve início em fevereiro de 2021, quando foram encontrados 458 quilos de cocaína camuflados dentro de uma carga de quartzo que saía do Porto de Vila do Conde, no interior do Pará, para o porto de Rotterdam, na Holanda.
Por meio de nota, a Império de Casa Verde disse que "o corpo jurídico da agremiação está acompanhando o desenrolar dos fatos, mas até o presente momento não há elementos concretos para qualquer declaração adicional, visto que ainda não se confirmou oficialmente o teor completo da ação ou eventuais envolvidos". A escola de samba reafirmou o compromisso com o respeito às instituições e à legalidade.
1:43Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera