16/09/2025 às 18:12
Foi assinado nesta terça-feira (16), no Rio de Janeiro, o Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio, a EFTA, bloco integrado por Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein. O encontro contou com a participação dos países integrantes e foi presidido pelo Ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira.
As negociações para o acordo final foram iniciadas em junho de 2017, em Buenos Aires, com um total de 14 rodadas.
Mauro Vieira afirmou que o momento é histórico e destacou a importância e os números envolvidos...
“Esse acordo criará uma área de livre comércio que reúne 300 milhões de habitantes e com um PIB conjunto de U$ 4 trilhões. É um acordo inovador, que facilita e aproxima os 8 países signatários”.
O chanceler brasileiro explicou que o acordo vai beneficiar empresas dos mais variados tamanhos. E reforçou a atenção que será dada ao meio ambiente...
“É um momento especial, é um acordo que tem uma preocupação com o meio ambiente, com o desenvolvimento sustentável, inclusive estimulando e exigindo que as empresas tenham uma integração com a economia verde e com a produção energética sustentável”.
Já o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, apresentou os próximos acordos multilaterais que serão fechados...
“Até o fim do ano deve ser assinado Mercosul-União Europeia, está bem adiando a possibilidade Mercosul-Emirados Árabes, há uma possibilidade de aumentarmos linhas tarifárias com o México, Brasil-México, também estamos indo no começo de outubro para a Índia”.
Durante o evento foram discutidos outros pontos importantes para o Mercosul, como a diversificação de parcerias e o processo de adesão pleno da Bolívia ao bloco econômico.
2:12Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera