Sousa/PB -

Extras

SP: Mais de 100 pinguins foram encontrados mortos em praias do litoral

Rádio Agência

10/09/2025 às 20:57

Tamanho da Fonte

Mais de cem pinguins foram encontrados mortos nas praias do litoral paulista neste mês de setembro. Nos dez primeiros dias do mês, 137 pinguins sem vida foram recolhidos pelas equipes do Instituto Biopesca, que monitora as praias da Bacia de Santos entre Peruíbe e Praia Grande. Apenas na última segunda-feira, foram encontrados 30 pinguins-de-Magalhães nas praias do litoral paulista.

O maior registro foi feito no primeiro dia do mês, com 71 pinguins mortos - a maioria deles em Itanhaém. Segundo o instituto, os animais encalharam em decorrência das condições do oceano ocasionadas pela frente fria que chegou ao litoral no começo da semana, mas o estado avançado de decomposição dificultou a identificação da causa da morte.

Segundo o instituto, a presença de pinguins-de-Magalhães no litoral brasileiro é comum no inverno, quando migram da região da Patagônia no Chile e na Argentina em busca de comida e água com temperatura mais amena.

Ao percorrer milhares de quilômetros nas correntes marítimas, muitos dos pinguins ainda jovens acabam desnutridos e desidratados, e encalham sem vida nas praias.  

Quem avistar pinguins na praia, deve acionar os órgãos ambientais, como o Instituto Biopesca. A recomendação é manter distância, já que a espécie vive na natureza sem contato com humanos e se aproximar pode debilitar ainda mais o pinguim e até levá-lo à morte.

O contato para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas é 0800-642-3341.

1:57

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera