10/09/2025 às 22:16
A Seleção Brasileira de Futebol Feminino, campeã da Copa América 2025, foi recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Durante o evento em homenagem às atletas, realizado nesta quarta-feira, o dirigente brasileiro declarou que vai encaminhar ao Congresso Nacional, até sexta-feira, um Projeto de Lei que prioriza o desenvolvimento do futebol feminino como política pública nacional.
Na avaliação de Lula, esse projeto de lei vai garantir às organizações esportivas do futebol feminino os mesmos direitos e benefícios conferidos às de futebol masculino, inclusive recursos financeiros. A ideia é incentivar o futebol feminino de base e promover parcerias entre escolas, universidades e clubes de futebol para capacitação de talentos no futebol feminino.
O presidente também indicou que pretende criar uma universidade do Esporte, que possa agrupar todas as principais práticas de esporte do país. Lula desejou ainda que as atletas continuem acumulando vitórias e o sucesso se repita na Copa do Mundo de Futebol Feminino.
O ministro do Esporte, André Fufuca, ressaltou que 80% das atletas brasileiras são amadoras e que o projeto vai contribuir para profissionalização do futebol feminino. A proposta, segundo o ministro, é que todos os times que estiverem na primeira, segunda, terceira e quarta divisões do futebol, poderão ter somente até quatro atletas amadores.
Fufuca também pontuou que, atualmente, quando as atletas engravidam, muitos clubes não garantem a elas direitos básicos. O ministro ressaltou que a proposta visa garantir esse direito tanto na gravidez, como após a gestação.
Também estiveram presentes no evento o técnico da Seleção Brasileira, Arthur Elias, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Samir Xaud.
2:09Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera