10/09/2025 às 12:34
Moradores da Vila Felipe, em Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro, receberam pela primeira vez o novo alerta sonoro da Defesa Civil, desenvolvido pelo governo federal para sinalizar riscos de desastres e orientar a população.
O coordenador-geral de Monitoramento e Alerta, Tiago Molina Schnorr, destaca a importância do simulado:
"O uso da tecnologia durante esses eventos de simulado, ou seja, num período de normalidade, ele é fundamental para que a população da região conheça a ferramenta e acima disso, saiba como ela vai ser utilizada para auxiliar a proteção, a preparação para possíveis desastres. Ou seja, junto com os toques de sirene, junto com outros mecanismos de alerta, a população a partir disso sai de uma área de risco e se desloca para uma área segura, um abrigo já montado pelo município na região."
O simulado é uma preparação fundamental tanto para a comunidade, para que saiba agir em um momento de emergência, como para as equipes de socorro, que precisam saber quais medidas devem ser adotadas”, informou o secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, Guilherme de Moraes.
"É importante essa ação, porque a gente vai preparar a comunidade para saber o que fazer com o relacionamento da sirene e do cell broadcast, porque nada mais nada menos o cell broadcast é uma ferramenta que vai ser feito junto com as sirenes."
O prefeito Hingo Hammes destacou a importância do trabalho: "Com o apoio da Defesa Civil Nacional, da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros, do SAMU e, da Defesa Civil Municipal para acompanhar todo esse processo onde o celular apita, independente de cadastro ou não, que é uma ação de prevenção da Defesa Civil."
Este é o segundo simulado no estado. Em janeiro, moradores da cidade do Rio de Janeiro receberam pela primeira vez o alerta. A mensagem "Alerta extremo" apareceu nos celulares junto com um som agudo.
O novo sistema de prevenção de desastres do governo federal começou a funcionar no fim de 2024, no Sul e no Sudeste. A partir da localização dos celulares, a Defesa Civil de cada estado envia a mensagem de acordo com o nível de risco para enchentes, deslizamentos e outros desastres relacionados ao clima.
Com o uso de tecnologia cell broadcast para enviar mensagens de texto e sonoras para os celulares em áreas de risco iminente, os alertas aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos e podem soar mesmo em modo silencioso em casos extremos.
As mensagens incluem orientações sobre como agir em caso de perigo. Não é necessário cadastro prévio e o serviço é gratuito. A abrangência depende da cobertura de telefonia móvel e da compatibilidade dos dispositivos com as redes 4G ou 5G.
3:37Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera