Sousa/PB -

Extras

Igreja Católica fará canonização de Carlo Acutis neste domingo (7)

Rádio Agência

06/09/2025 às 19:00

Tamanho da Fonte

O jovem beato da igreja católica, Carlo Acutis, vai virar santo. A canonização vai ser neste domingo (7), presidida pelo papa Leão XIV. A cerimônia foi confirmada depois que o Vaticano comprovou o registro de dois milagres do beato que, por isso, vai se tornar um Santo Católico.  

O jovem catequista nasceu em 1991, em Londres, no Reino Unido, e foi morar na Itália, com a família, ainda criança. Devido a uma grave leucemia, Carlo Acutis morreu aos 15 anos. Já beato pela igreja, é conhecido como "padroeiro da internet”, porque evangelizava pessoas no mundo digital, outra paixão dele.  

Devotado por pessoas de todo o mundo, Carlo Acutis foi um jovem comum, interessado por religião e informática. Pessoas que conviveram com ele, relatam, em entrevistas e documentários, a alegria e espontaneidade do adolescente, em vida. Em poucos registros, na internet, a voz de Carlo Acutis pode ser ouvida, como em um momento de descontração, ao gravar um curta-metragem no colégio onde estudava.  

Para ter a santidade reconhecida, dois milagres foram atribuídos a Carlo Acutis, depois que ele morreu. O primeiro deles, foi no Brasil, na capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, em 2013. O pequeno Matheus Vianna foi curado de uma grave malformação no pâncreas, após orações diante da imagem de Carlo Acutis, na Capela São Sebastião - hoje chamada Capela do Milagre.  

A igreja brasileira preparou a semana de canonização, até este domingo. A Paróquia São Sebastião recebeu, no começo da semana, uma relíquia do futuro santo católico: um casaco azul escuro, muito utilizado pelo adolescente, em vida, e registrado em diversas fotos dele. A chegada da roupa marcou a abertura oficial das celebrações de canonização deste domingo. O objeto, doado pela mãe do beato adolescente, vai ficar na igreja, como confirma o assessor de Imprensa da Paróquia São Sebastião, na Arquidiocese de Campo Grande, Vinicius Bracht.  

"Ele será guardado depois que termina os trâmites e, enquanto isso, a paróquia vai arrumar um altar, vai fazer todo o preparo para deixar a peça eternamente lá com a gente. Ela vai ficar em Campo Grande como um sinal vivo de fé e do milagre que aconteceu aqui. E é um presente da mãe dele para nós. Por isso que a gente está cuidando com tanto carinho deste pullover", diz

Vinicius Bracht, da Paróquia São Sebastião, ainda diz que o milagre do novo santo, registrado no Brasil, liga a comunidade local à história de santidade do, agora, São Carlo Acutis.  

"A programação da semana da canonização de Carlos Acutis em Campo Grande tem um significado muito especial para a gente. Sobretudo porque foi aqui que aconteceu lá em 2013, o primeiro milagre reconhecido pela Igreja Católica. Esse fato nos conecta diretamente a nossa cidade aqui, a história de santidade de Carlos e torna cada celebração ainda mais emocionante para a comunidade", diz.

O segundo milagre atribuído a Carlo Acutis foi a “sobrevivência e rápida recuperação de uma mulher”, em Florença, na Itália, depois de um grave acidente em 2022. Com dois milagres oficializados, a igreja católica torna Santo quem já era beato.  

A canonização estava marcada para abril deste ano, durante o Jubileu dos Adolescentes. No entanto, o papa Francisco morreu dias antes da data, fazendo com que o evento fosse cancelado. A nova data, então, foi anunciada em junho, por Leão XIV: 7 de setembro. Junto com o jovem Acutis, o Vaticano também canoniza o beato Pier Giorgio Frassati, que morreu há cem anos. 

A cerimônia de canonização dos dois beatos vai ser no Vaticano, às 10h (5h, no horário de Brasília). Tudo vai ser transmitido nas redes sociais do Vaticano, e no canal do Youtube.  

3:57

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera