01/09/2025 às 12:43
O Nordeste reúne o maior número de inscrições para as provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, neste ano. Ao todo, os nove estados da região somam 1.737.789 candidatos. A maioria está na Bahia.
A segunda região na lista de participantes confirmados é o Sudeste, com um 1.631.563 alunos, que farão as provas consideradas como porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
As informações são do Painel Enem 2025, divulgado pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação. Ao todo, este ano, são mais de 4,8 milhões de inscrições.
Depois do Nordeste e Sudeste, aparecem, as regiões Norte, Sul e, por fim, o Centro-Oeste, essa última com pouco mais de 388 mil inscrições confirmadas. Com base no Painel, o estado de São Paulo tem o maior número de candidatos, seguido de Minas Gerais e da Bahia. Já as três unidades da federação com os menores números são: o Amapá, Acre e Roraima. No Enem 2025, a predominância é de mulheres, pessoas pardas e jovens.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em quase todo o país. As exceções são os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à realização da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Belém, de 10 a 21 de novembro. Nessas três cidades, o Exame vai acontecer nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
1:53Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera